5º Seminário de Pós-graduação em Relações Internacionais da ABRI

Seu trabalho foi enviado com sucesso.

A programação do 5º Seminário será constituída por:

1

Conferências relativas ao tema do Seminário, organizadas pela Diretoria e pela Comissão Científica do evento;

2

Mesas redondas organizadas pelas Áreas Temáticas (uma por área), em coordenação com a Diretoria e com a Comissão Científica;

3

Painéis com apresentação de trabalhos de pós-graduandos, selecionados e organizados pelas Áreas Temáticas;

4

Workshops de Pesquisa para os pós-graduandos, propostos e coordenados pelas Áreas Temáticas;

5

Mostra de Iniciação Científica com exposição de pôsteres, selecionados e organizados pelas Áreas Temáticas

edital

Regras para a Submissão de Trabalhos

Apenas estudantes de pós-graduação brasileiros ou estrangeiros, regularmente matriculados, podem submeter trabalhos para os painéis e se candidatar a um dos workshops de pesquisa. Estudantes de graduação podem submeter propostas de pôster para a Mostra de Iniciação Científica.

As propostas de trabalhos poderão ser enviadas em português, inglês ou espanhol.

Inscrições para o seminário e submissões de trabalhos devem ser feitas a partir do dia 15 de janeiro de 2020, exclusivamente por meio do site seminarioabri2020.org.br

Não serão aceitas propostas enviadas por e-mail ou qualquer outra forma.

Ver calendário e valores das inscrições nos itens 4 e 5.

Para submeter candidaturas, interessados devem:

  • Preencher o formulário de inscrição com seus dados pessoais;
  • Escolher o tipo de participação (Painel/Workshop de Pesquisa/Mostra de Iniciação Científica)
  • Escolher a área temática em que a proposta será submetida;
  • Incluir dados do trabalho, conforme a modalidade de participação escolhida.

a) título da pesquisa;

b) resumo simples (abstract) de até 1.200 caracteres com espaço;

c) resumo expandido com o mínimo de 10.000 e o máximo de 12.000 caracteres com espaços, que contenha obrigatoriamente (sob pena de recusa da proposta):

  • definição clara do objeto e dos objetivos da pesquisa;
  • síntese da metodologia ou forma de abordagem da pesquisa e suas fontes;
  • principais resultados e conclusões obtidos, de acordo com os objetivos propostos;


d) informações sobre os demais autores (exclusivamente pós-graduandos), se houver;

e) agência de fomento da pesquisa (se houver) e Instituição de Ensino Superior/Programa de Pós-Graduação ao qual autor(es) seja(m) filiado(s);

f) lista de referências bibliográficas;

g) declaração de conflito potencial de interesse (se houver).

No caso de submissão para Mostra de Iniciação Científica, deverão ser incluídos: (h)nome e instituição do Orientador e (i) declaração que ateste o caráter de Iniciação Científica do trabalho, que poderá ser emitida pelo Coordenador do Curso ou Orientador da pesquisa.

Para a modalidade Workshop de Pesquisa, candidatos devem submeter carta de intenções, de até 12.000 caracteres com espaços, que explicite seu percurso acadêmico, indique o nome de seu Orientador, descreva interesse de pesquisa e potencial contribuição ao workshop, e informe, se houver, vínculo com tema de pesquisa em andamento no doutorado ou mestrado e/ou artigos, capítulos, trabalhos em desenvolvimento pelo candidato alinhados ao tema.

Na modalidade painel, cada participante poderá apresentar somente uma proposta de trabalho como autor ou como coautor. Uma segunda proposta poderá ser submetida apenas à AT Ensino, Pesquisa e Extensão, excepcionalmente e em função de sua natureza.

Para modalidade Workshop de Pesquisa, participantes só poderão se candidatar a um dos workshops. É permitida a participação de estudantes de pós-graduação em um ou dois painéis (exclusivamente se o segundo for o da AT Ensino, Pesquisa e Extensão) e um workshop de pesquisa.

Os trabalhos serão selecionados pelos Coordenadores das Áreas Temáticas respectivas, que também serão encarregados da montagem dos painéis. Os coordenadores de ATs poderão formar comissões específicas para este fim.

Para incluir co-autores em seu trabalho, esses, necessariamente, deverão estar inscritos no sistema antes do momento da submissão do trabalho. Os coautores serão associados ao trabalho através do CPF ou Código de Inscrição. O trabalho será submetido por apenas um dos coautores. A inclusão de coautores não será possível após a submissão do trabalho.

Somente serão analisados trabalhos que atenderem às regras deste edital e que forem submetidos dentro do prazo. Os trabalhos que não apresentarem todas as exigências serão desclassificados.

edital

Dinâmica de funcionamento das atividades

Mesas Redondas e Conferências

Docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros serão convidados pela Diretoria e pelas ATs para proferir conferências e participar de mesas redondas. A evolução da programação do evento pode ser acompanhada pelo site seminarioabri2020.org.br

Painéis

Todos os painéis serão compostos por 3 (três) a 4 (quatro) apresentadores de trabalhos e 1 (um) coordenador/debatedor que presidirá a sessão e estimulará o debate. Cada painel terá duração total de 1 hora e 45 minutos. Cada participante terá até 15 minutos para apresentar o respectivo trabalho. Após as apresentações, o coordenador/debatedor terá até 15 minutos para expor seus comentários e sugestões. Em seguida, haverá 30 minutos para perguntas e respostas livres, com participação aberta ao público.

Estudantes de pós-graduação, cujos trabalhos tenham sido selecionados, apresentarão seus respectivos trabalhos nos painéis. Trabalhos feitos em co-autoria devem ser apresentados somente por um do(s) autor(es). Em caso de coautoria, a presença de pelo menos um dos autores no momento da exposição será suficiente. Não será admitida a apresentação de trabalho por terceiros. O participante que submeter o trabalho no sistema será considerado o apresentador do trabalho.

O coordenador/debatedor de cada painel, será previamente definido conforme calendário previsto neste edital, e indicado na Programação Final do Seminário.

Mostra de Iniciação Científica

Os trabalhos de Iniciação Científica serão apresentados em formato de pôster, em sessão aberta, durante o 5º Seminário de Relações Internacionais.

Somente poderão submeter trabalhos para Mostra de Iniciação Científica estudantes de graduação regularmente matriculados em cursos de graduação em Relações Internacionais, no Brasil ou exterior,  e que estejam envolvidos em projetos de iniciação científica.

Estudantes de graduação cujos trabalhos tenham sido selecionados para a Mostra de Iniciação Científica deverão providenciar o material necessário para a apresentação de seu pôster, conforme indicado neste edital; e estar presentes nos horários estipulados pelos coordenadores das áreas temáticas para debate de seus respectivos trabalhos.

Workshops de Pesquisa

Os Workshops de Pesquisa serão propostos pelas coordenações das Áreas Temáticas. Os temas dos Workshops serão divulgados em 15 de abril de 2020 e as candidaturas dos interessados poderão ser realizadas entre 16 de abril de 2020 e 16 de junho de 2020, por meio do site do evento. Os workshops têm número mínimo e máximo de participantes, estabelecido pela Comissão Científica.

Podem participar doutorandos e mestrandos, regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação brasileiros ou estrangeiros, conforme processo de submissão indicado no item 1 (regras para submissão).

Os workshops terão duração de 3 horas, com mediação coordenada por dois docentes especialistas no tema. Espera-se participação ativa dos selecionados, por meio do engajamento prévio com literatura indicada e reflexão relativa ao percurso acadêmico.

edital

Responsabilidades dos Participantes

Na modalidade painel, após a aceitação do trabalho, os autores se responsabilizam pelo envio do artigo completo, conforme normas estabelecidas neste edital.

Os trabalhos completos devem ser enviados, impreterivelmente, até 31 de julho de 2020, pelo site seminarioabri2020.org.br

Só serão incluídos na programação final os trabalhos cujos autores tiverem pago a inscrição e enviado o trabalho completo nos prazos estipulados.

Formatação para artigos completos (painel):

Texto do trabalho seguindo o formato apresentado abaixo:

  • Formato aberto: PDF
  • Página: A4 (29,7 x 21cm).
  • Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm.
  • Fonte: Arial tamanho 12.
  • Espaçamento entre linhas: 1,5 cm.
  • Capa, contendo as seguintes informações: a) Nome do Evento, b) Data e Local do Evento, c) Área temática, d) Título do Trabalho em letras maiúsculas e em negrito (Idêntico ao título da proposta aprovada), e) Nome completo e instituição do(s) autor(es)
  • Primeira Página contendo: a) Resumo simples submetido na inscrição; b) Palavras-chave.
  • Apresentação do texto, conforme formato, e referências bibliográficas.

 

O arquivo do texto completo a ser submetido deverá alcançar o tamanho máximo de 3MB incluindo ilustrações, bibliografia, notas de rodapé, tabela e paginação.

Para as referências bibliográficas, utilizar o formato ABNT com tamanho da fonte 11pt.

Os trabalhos completos serão publicados nos Anais do Evento. O envio do trabalho completo é de total responsabilidade do autor. Os artigos que não atenderem às exigências deste Edital serão retirados dos Anais do evento, sem aviso prévio aos autores.

Na modalidade Mostra de Iniciação Científica, os apresentadores de trabalhos NÃO precisarão enviar artigos completos, pois serão publicados os resumos submetidos para aprovação.

Formatação para pôster (Mostra IC):

  • 0,80 cm de largura e 1 m de altura
  • Formato banner com cordão para pendurar ou papel para ser afixado com fita adesiva

Cada apresentador de trabalho é responsável pela confecção, afixação, apresentação e retirada do seu pôster, conforme orientações dos coordenadores das áreas temáticas.

edital

Calendário

17/12/2019

Divulgação da Chamada de Trabalhos


15/01/2020

Abertura do sistema para submissão de trabalhos e pôsteres – via site seminarioabri2020.org.br


16/03/2020

Prazo final para submissão de trabalhos e pôsteres


15/04/2020

Divulgação dos trabalhos e pôsteres aprovados


15/04/2020

Divulgação da programação dos Workshops de Pesquisa


16/04/2020

Abertura do sistema para inscrição nos Workshops de Pesquisa


16/06/2020

Encerramento das inscrições para os Workshops de Pesquisa


16/07/2020

Divulgação dos aprovados para Workshops de Pesquisa


31/07/2020

Data limite para envio dos trabalhos completos e pagamento de inscrição


15/08/2020

Divulgação da programação final


09/09/2020

Início do 5 Seminário de Pós-Graduação da ABRI


11/09/2020

Encerramento do 5 Seminário de Pós-Graduação da ABRI

edital

Inscrições

O pagamento da taxa de inscrição e credenciamento é obrigatório a todos os participantes do Seminário, apresentadores de trabalhos e ouvintes. Abaixo, a tabela com os valores e prazos.

edital

Financiamento

A ABRI não oferece financiamento a autoras/es com trabalhos aprovados no evento, alertando para a necessidade de que cada participante busque maneiras de custear sua própria participação.

edital

Certificados de participação e apresentação de trabalhos no 5º Seminário

O certificado de apresentação de trabalhos será disponibilizado a todos/as os/as autores/as e co-autores/as com trabalho aceito no evento, bem como participantes dos workshops de pesquisa e mostra de iniciação científica, assim como para participantes-ouvintes, que tenham feito suas inscrições e os pagamentos requeridos dentro dos prazos indicados, além de terem comparecido presencialmente às atividades do Seminário. O certificado estará disponível no site do seminário, na área reservada de inscritos/as em até 10 (dez) dias úteis após o término do evento.