Lançamento de livros

Livro Tempos e espaços
Tempos e Espaços de Violência: A Primeira Guerra Mundial, a Desconstrução dos Limites e o início de uma Era
EDITORA:

PPGHIS/URFJ/Autografia

Autor (a) (es) (as):

Silvia Correia – Universidade Federal do Rio de Janeiro; Alexandre Moreli – Universidade de São Paulo

Resumo:

Passados cem anos do fim da Primeira Guerra Mundial, esta obra coletiva surgiu do desejo de descentralizar a análise da experiência do conflito, reunindo trabalhos de historiadores que oferecem inovadoras perspectivas quanto à compreensão da guerra e do seu lugar nos processos de violência moderna do Século XX. Desafiando pressupostos longamente consolidados, este livro procura contribuir para se repensar o lugar da guerra total na história contemporânea.

Data de publicação:

01/09/2019

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as Relações Internacionais
EDITORA:

UFPB

Autor (a) (es) (as):

Henrique Zeferino de Menezes – Universidade Federal da Paraíba

Resumo:

O livro Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as Relações Internacionais apresenta, ao longo dos seus capítulos, um parte considerável do estado da arte e das agendas de debates sobre como os temas centrais da Agenda 2030 vem sendo abordados e tratados por pesquisadores, organizações não-governamentais e organismos internacionais. Cada capítulo do livro traz um apanhado de considerações não apenas sobre as especificidades de cada um dos 17 objetivos e suas metas, mas também sobre as contribuições e diálogos que as Relações Internacionais estabelecem com as temáticas centrais da agenda.

Data de publicação:

01/12/2019

Peace as Government: The Will to Normalize Timor-Leste
EDITORA:

Lexington Books

Autor (a) (es) (as):

Ramon Blanco – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Resumo:

Peace as Government: The Will to Normalize Timor-Leste traz uma problematização dos processos de reconstrução pós-conflito, unindo duas abordagens teóricas que são frequentemente colocadas em polos epistêmicos diametricamente opostos – as ferramentas analíticas desenvolvidas por Michel Foucault e a Escola de Inglesa. O autor argumenta que as operações de paz têm uma função muito precisa no cenário internacional – o fomento e a manutenção de uma ordem (neo)liberal na sociedade internacional. Ele demonstra que essa função específica das operações de paz é desenvolvida pela busca por normalizar os estados pós-conflito e suas populações. De modo a avançar o seu argumento, o autor analisa o envolvimento das Nações Unidas com o Timor-Leste, uma vez que nenhum outro país teve tantas operações de paz em seu território, ou com tão ampla gama de esferas de envolvimento e tão profundo envolvimento da ONU, como no caso de Timor-Leste.

Data de publicação:

20/02/2020

A nova guerra fria e o prisma de um desastre: Ucrânia e o voo MH17
EDITORA:

Fino Traço

Autor (a) (es) (as):

Kees van der Pijl – autor; Leonardo Ramos (tradutor) – PUC Minas

Resumo:

Kees van der Pijl é um dos principais nomes da chamada Escola de Amsterdã, sendo figura de destaque nos estudos críticos da Economia Política Internacional. Esta é sua primeira obra traduzida e publicada no Brasil, e apresenta uma análise ímpar: partindo da queda do voo MH17, Kees van der Pijl constrói um macro análise da economia política global, desmistificando as discussões contemporâneas a respeito da Rússia bem como das relações Leste-Oeste. Extremamente rico em informações, insights e diálogos transdisciplinares – agregando discussões históricas, da economia política e da geopolítica – A Nova Guerra Fria e o Prisma de um Desastre: Ucrânia e o Voo MH17 certamente será de interesse para todos aqueles interessados em entender as dinâmicas da política internacional contemporânea.

Data de publicação:

01/07/2020